Alguns filmes interessantes sobre o assunto!
Kingdom of Heaven, 2005
Ainda em luto pela repentina morte de sua esposa, o ferreiro Balian junta-se ao seu distante pai, Baron Godfrey, nas cruzadas a caminho de Jerusalém. Após uma jornada muito difícil até à cidade santa, o jovem valente entra no séquito do rei leproso Balduíno IV, que deseja lutar contra os muçulmanos para seu próprio ganho político e pessoal.
MAÇONARIA: Quem assiste ao filme Cruzada, de Ridley Scott, já de princípio se vê sacudido por uma frase lapidar escrita no barracão onde Balian, o herói do filme, exerce o seu ofício de ferreiro: “Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?” É uma frase que caberia bem em qualquer Templo maçônico. E sua marcha de três passos retos e dois laterais, no fim da batalha por Jerusalém, deve ter sido muito familiar a um maçom. Da mesma forma que a mensagem do filme. O reino de Jerusalém, para Balian, tinha que ser ”um reino da consciência, ou nada”.
O Código Da Vinci, 2006
Um assassinato no museu do Louvre em Paris e pistas enigmáticas em alguns dos quadros mais famosos de Leonardo DaVinci levam à descoberta de um mistério religioso. Por mais de dois mil anos, uma sociedade secreta guarda informações que, se descobertas, poderiam comprometer o cristianismo.
A Origem (Inception), 2010
Don Cobb é especialista em invadir a mente das pessoas e, com isso, rouba segredos do subconsciente, especialmente durante o sono, quando a mente está mais vulnerável. As habilidades únicas de Cobb fazem com que ele seja cobiçado pelo mundo da espionagem e acaba se tornando um fugitivo. Como chance para se redimir, Cobb terá que, em vez de roubar os pensamentos, implantá-los. Seria um crime perfeito. Mas nenhum planejamento pode preparar a equipe para enfrentar o perigoso inimigo que parece adivinhar seus movimentos. Somente Cobb é capaz de saber o que está por vir.
MAÇONARIA: Este filme tem algumas semelhanças com Matrix: os personagens entram no mundo dos sonhos e às vezes não sabem distinguir o que é a realidade, também é mencionado um “Arquiteto”, em algumas cenas aparece um chão em xadrez.
Um Burguês Muito Pequeno (Un Borghese Piccolo Piccolo) , 1977
Um modesto funcionário está próximo da aposentadoria. Decide ingressar na loja maçônica a que pertence o seu chefe para, deste modo, ganhar o seu respeito e conseguir que o seu filho venha a trabalhar no mesmo serviço que o dele. Porém, no mesmo dia em que passa nos exames de ingresso, o filho é abatido pelos disparos de um assaltante e Giovanni Vivaldi é arrancado bruscamente de seu paraíso pessoal e tomado por incontrolável desejo de vingança.
MAÇONARIA: Esta película mostra uma Iniciação Maçônica.
Alguns livros interessantes sobre o assunto! (Restrito)